A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda alterar o formato da Copa do Brasil e transformar a final em jogo único a partir de 2026. A decisão, que seria disputada em campo neutro, faz parte de um pacote de ajustes no calendário nacional, que deve ser detalhado nesta quarta-feira (1º).
Pelo modelo em análise, os clubes da Série A passariam a entrar na competição na fase de 16 avos de final, uma etapa antes das oitavas. O formato prevê partidas de ida e volta entre as oitavas e as semifinais, mas jogos únicos nas fases iniciais. A final seria deslocada para o encerramento do ano, oficializando o fechamento da temporada do futebol brasileiro.
O ajuste repete a lógica de 2025, quando o Campeonato Brasileiro será encerrado em 7 de dezembro. A medida foi necessária para liberar espaço ao Intercontinental da Fifa, que ocorrerá a partir de 10 de dezembro, no Catar, e contará com a presença de um clube brasileiro – a vaga será definida pelo campeão da Libertadores, com Palmeiras e Flamengo ainda na disputa.
Uma reunião virtual entre dirigentes está marcada para esta terça-feira (30), quando o formato definitivo das competições deve ser definido.



