Após os intensos protestos da população de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) cobrando medidas concretas contra a escalada da violência, o governo do Estado de Mato Grosso anunciou nesta terça-feira (20) uma operação integrada de segurança pública na cidade.
Durante o ato de lançamento da operação, realizado na Praça Barão do Rio Branco, o coronel PM Cláudio Fernando Tinoco, comandante geral da Polícia Miliar, fez um discurso firme, garantindo resposta imediata e ações concretas para conter a criminalidade.
“Não faltará apoio. A ordem será restabelecida”, diz coronel
Segundo o coronel, a missão foi dada diretamente pelo governador Mauro Mendes, com respaldo do secretário de Segurança Pública, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, e do vice-governador Otaviano Pivetta.
“A população quer uma resposta imediata, e o que viemos trazer aqui, a mando do governador Mauro Mendes, é justamente essa resposta”, declarou Tinoco.
O oficial reforçou que a operação envolve Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Federal e outras forças de segurança da região, com o uso de tropas especializadas e estratégias sigilosas que não serão reveladas por questões operacionais.
“Nós estamos aqui para resgatar a ordem pública. Seja lá quem for, facções ou criminosos que tentem mudar a rotina da sociedade, tenham certeza: o Estado de Mato Grosso está presente e fará com que a lei seja imposta com toda a energia necessária”, concluiu o coronel.
Mobilização de alto nível
A ação ocorre em resposta à morte de Murilo Pessoa Teixeira, de 14 anos, assassinado dentro de casa durante um ataque criminoso no último sábado (17). O crime gerou comoção e revolta popular, resultando em uma manifestação que reuniu moradores, líderes religiosos e mães que perderam filhos para a violência.
Após a mobilização, o governo estadual encaminhou à cidade uma aeronave do Ciopaer, além do reforço de equipes da Força Tática, ROTAM e Inteligência.
Confiança no trabalho das forças locais
O coronel também fez questão de destacar o trabalho das forças locais de segurança:
“Estamos aqui para ombrear com esses homens e mulheres da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil. Não faltará apoio para que possam exercer suas funções com energia e em prol da população de Cáceres.”



