O projeto Mochila Solidária distribuiu 410 kits de material escolar para crianças de 4 a 11 anos neste domingo (1º), na Máquina Queimada, comunidade de Vale de São Domingos. A ação, que aconteceu na quadra de esportes da comunidade, também ofereceu brincadeiras, pula-pula, cachorro-quente e algodão doce para as famílias.
Crianças do distrito de Adrianópolis e de Vale de São Domingos foram contempladas com mochilas contendo material escolar para iniciar o ano letivo. A organização disponibilizou transporte gratuito para facilitar o acesso das famílias ao evento.
Projeto completa 10 anos
A idealizadora do projeto, Valdirene, conta que a iniciativa existe desde 2016, mas era realizada de forma discreta. “Nós já vínhamos fazendo esse projeto bem às escondidas. Esse ano, como eu estaria aqui, eu disse: por que não fazer um projeto grande para dar felicidade a essas crianças? Porque não acontecem eventos assim frequentemente”, explicou.
Segundo ela, a inspiração veio da mãe. “Quando eu morava no Brasil, eu sempre vi a minha mãe se doando, fazendo doações. A generosidade da minha mãe tocou em mim. Quando fui para lá [exterior] e tive condições financeiras suficientes para fazer isso, falei: agora eu vou começar a fazer e ser generosa igual a minha mãe sempre me ensinou”, relembrou.
Continuidade garantida
Para 2027, o projeto terá continuidade sob a coordenação da Igreja Presbiteriana e da Igreja Batista de Vale de São Domingos. A expectativa é ampliar o atendimento para todas as crianças do município, sem restrição de idade, podendo alcançar até 800 kits.
“Infelizmente eu não estarei aqui, mas vai ser responsabilidade das igrejas. Nós já estamos trabalhando para isso”, afirmou Valdirene.
O pastor da Igreja Batista destacou a importância da parceria. “Para nós é uma oportunidade muito grande de poder abençoar a comunidade. Nossa igreja fica lá na sede do município, mas a gente sempre olha para a comunidade da Máquina Queimada com olhos de ajuda”, disse.
Apoio do poder público
O secretário de Educação de Vale de São Domingos, participou do evento. “Nós temos que agradecer à Valdirene por esse projeto. A educação está aqui apenas para auxiliar e somar nesse momento”, afirmou.
A prefeitura cedeu a quadra de esportes e os ônibus para transporte das famílias. O projeto também contou com diversos voluntários.
Patrícia, mãe de dois participantes, elogiou a iniciativa. “Eles estão de parabéns. Que continuem com esse projeto, que vai deixar muita criança feliz e até os pais também, porque é o momento de reunir todas as crianças e se divertir”, disse.



