Clima
--°C
Pontes e Lacerda

Documentário sobre Mestre Toty estreia neste sábado em Cuiabá

"Terreiro Ancestral de Toty" celebra o Congo e a herança afro-brasileira em MT

Foto por: Assessoria

Idealizado para propagar e preservar a memória e a tradição do Congo em Mato Grosso, o documentário “Terreiro Ancestral de Toty, o Rei do Congo” estreia neste sábado (10), no Centro Espírita Pai Xangô, no bairro Jardim Passaredo, em Cuiabá, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A produção foi aprovada no edital Fomento Audiovisual – Documentário Temático, edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O curta retrata a trajetória de Mestre Toty, referência na Dança do Congo e na religiosidade afro-brasileira no estado.

O evento de estreia contará com uma roda de conversa com Mestre Toty e uma apresentação musical da cantora Jamila Amaral, que interpreta as trilhas originais do filme.

Mestre Toty é guardião de saberes ancestrais do quilombo de Mata Cavalo e da tradição da umbanda, e seu trabalho se destaca pelo ensino oral e pela formação de grupos de congo mirim, que mantêm viva a tradição entre as novas gerações.

“Aprender a dançar o Congo qualquer um pode. Mas ser dançante do Congo, espalhar a cultura e levá-la para onde ela deve ir é uma responsabilidade maior”, disse Toty.

O curta-metragem é dirigido por Claudio Dias, que ressaltou a importância do registro audiovisual:

“Apesar de se tratar de uma manifestação secular, o Congo do Livramento acaba não sendo tão reconhecido quanto deveria. O documentário é de extrema relevância para a história e para a cultura local”.

Toty teve seu primeiro contato com o Congo aos 6 anos de idade, em 1974, e desde então nunca mais se afastou da dança que mistura elementos do catolicismo com raízes africanas. Natural de Várzea Grande, ele fixou suas raízes na comunidade quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, onde mantém seu legado.

Serviço:
Estreia do documentário: Terreiro Ancestral de Toty, o Rei do Congo
Data: Sábado, 10 de janeiro
Horário: A partir das 19h
Local: Centro Espírita Pai Xangô – Travessa 16, quadra 16, casa 23 – Jardim Passaredo, Cuiabá
Mais informações: @terreirodetoty

Receba as notícias mais relevantes de Vale do Araguaia e região direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

EM DESTAQUE

PUBLICIDADE

Leia Mais