Na tarde de ontem, quarta-feira, 19.06, a cidade de Lambari D'Oeste foi palco de um trágico desfecho para o desaparecimento de Cleber Luciano Venâncio, 39 anos . O homem, que havia sido dado como desaparecido desde a noite de terça-feira, 18 de junho, foi encontrado morto em um canavial próximo à entrada da cidade.
As buscas pela vítima foram intensificadas na manhã de quarta-feira, após o pai de Cleber comunicar o desaparecimento à polícia.
De acordo com o delegado Thiago, titular de São José dos Quatro Marcos e responsável pela área de Lambari D'Oeste, a investigação contou com a união de forças da Polícia Civil e da Polícia Militar, que rapidamente obtiveram sucesso em prender o suspeito em flagrante.
O delegado informou que o suspeito, que já possui várias passagens pela polícia, confessou não só o homicídio de Cleber, mas também outros quatro homicídios. A motivação para o crime atual, segundo o suspeito, foi um desentendimento com a vítima em um bar.
Naquela noite, após uma discussão, o suspeito conduziu Cleber para uma área de canavial, onde o matou com um disparo de arma de fogo na região da cabeça, próximo ao ouvido. Em seguida, abandonou o carro da vítima na cidade.
O subtenente De Almeida, da Polícia Militar de Lambari D'Oeste, detalhou a captura do suspeito. Na tarde de quarta-feira, as guarnições iniciaram as diligências e localizaram o veículo da vítima abandonado no bairro Planalto. Durante a busca, funcionários da empresa COPERB informaram que o corpo de Cleber havia sido encontrado em um canavial próximo à saída para Curvelândia.
A equipe policial deslocou-se ao local e confirmou a veracidade dos fatos. Continuando a coleta de informações, abordaram um táxi na rodovia 170, onde o passageiro demonstrava nervosismo e inconsistências em suas declarações.
Após uma entrevista detalhada, ele confessou o crime e levou os policiais até sua residência, onde foram encontradas a arma do crime, munições, a chave do carro da vítima, um chapéu e substâncias análogas à maconha e à cocaína. O suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Rio Branco.
Em seu depoimento, o suspeito relatou que estava bebendo em um bar quando Cleber se aproximou e começou a oferecer bebida, insinuando um envolvimento amoroso. Após várias insistências, o suspeito pediu um tempo para trocar de roupa e voltou armado.
Eles saíram juntos e, em um local afastado, o suspeito efetuou o disparo fatal. Ele então pegou o carro da vítima, descartou o celular próximo ao alojamento antigo, e abandonou o veículo próximo ao posto de saúde 2 de Lambari D'Oeste antes de retornar para casa.
A morte de Cleber, uma pessoa conhecida tanto em Lambari D'Oeste quanto em Rio Branco, gerou grande comoção. Em menos de 10 dias, a comunidade também enfrentou o assassinato de Silvana, morta por seu ex-genro.
Em ambas as situações, a Polícia Militar agiu rapidamente, detendo os autores no mesmo dia dos crimes. A polícia reafirmou seu compromisso com a segurança da comunidade e agradeceu a colaboração da população.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local para recolher o corpo de Cleber Luciano Venâncio, de 39 anos, e dar seguimento às investigações. O caso agora está sob a responsabilidade do Poder Judiciário.