Nesta tarde de quinta-feira, dia 20.06, no decorrer das atividades de patrulhamento, a equipe do 17º BPM foi acionada para um cerco e bloqueio em resposta a um veículo Fiat Strada de cor prata, que estava em fuga com um produto do crime. Diversas unidades foram mobilizadas para interceptar o infrator.
Após algum tempo, recebemos informações do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) indicando que o veículo monitorado seguia em direção a Lambari D'Oeste. De imediato, deslocamos nossa equipe que, ao avistar o veículo na Comunidade do Panorama, realizou a primeira tentativa de abordagem.
Continua após a publicidade
Utilizamos sinais luminosos, sonoros, piscadas de farol e comandos verbais ostensivos para ordenar a parada do veículo. No entanto, o suspeito desobedeceu deliberadamente, empreendendo fuga em alta velocidade pela MT-170, desrespeitando quebra-molas e forçando outros veículos a saírem da pista, colocando em risco a vida dos transeuntes.
Continua após a publicidade
Dada a resistência do suspeito em obedecer às ordens de parada, solicitamos apoio adicional, incluindo uma viatura de Lambari D'Oeste. Quando esta viatura veio de encontro ao veículo em fuga, o infrator jogou seu carro contra a viatura policial, forçando a GUPM a sair da estrada, quase perdendo o controle e colocando em sério risco a vida dos policiais e terceiros.
A guarnição de Rio Branco conseguiu se aproximar do veículo já na chegada ao município de Lambari e, novamente, ordenou a parada do veículo, que foi ignorada pelo suspeito.
Durante a tentativa de emparelhamento, o condutor segurava o volante com uma mão enquanto portava uma arma de fogo com a outra, tentando colidir com a viatura.
Eventualmente, o suspeito perdeu o controle do veículo e saiu da pista. Durante a frenagem, os policiais desembarcaram e o suspeito abriu a porta do carro, projetando o braço pela janela e apontando um revólver em direção aos policiais. Temendo pela integridade física das equipes, os policiais efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo a parte traseira do veículo.
O suspeito desembarcou e continuou a apontar seu revólver na direção das equipes, sendo neutralizado fora do veículo e caindo ao solo. Os disparos cessaram imediatamente e foi priorizado o socorro médico. Localizou-se no corpo da vítima uma lesão aparente na altura do tórax.
Ele foi apoiado pelos ombros dos policiais até a viatura, que o transportou ao Pronto Socorro Municipal. Lá, foi atendido pelo médico plantonista Dr. Vitor, que acompanhou o suspeito até a cidade de Cáceres, no Hospital Regional.
Histórico Criminal do Suspeito: O suspeito possui registro criminal por tráfico de drogas.