O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na manhã deste sábado (5) a compra de 2.500 unidades de fomepizol, medicamento usado no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A coletiva de imprensa foi realizada em Teresina, no Piauí.
O lote será adquirido junto à Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e virá de um fornecedor do Japão, com previsão de chegada na próxima semana. “Teremos no Brasil, além do etanol farmacêutico, já garantido no tratamento, também o fomepizol”, afirmou Padilha, destacando que a medida fortalece a cooperação internacional em saúde e garante acesso da população a tratamentos eficazes.
Além do fomepizol, o governo já adquiriu 4.300 unidades de etanol farmacêutico e deve receber mais 12 mil ampolas da indústria nacional na próxima semana. Também estão em negociação a compra de outras 60 mil ampolas.
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, o número de notificações de intoxicação por metanol subiu para 127 em todo o país, sendo 11 confirmados em laboratório. Até o momento, são 12 óbitos relacionados: um confirmado em São Paulo e 11 em investigação (8 em SP, 1 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 em Mato Grosso do Sul).
Na sexta-feira (3), Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul registraram os primeiros casos em investigação.



