Clima
--°C
Pontes e Lacerda

Golpe do perfil falso no WhatsApp faz novas vítimas na cidade

Criminosos usam fotos de moradores e empresários para aplicar golpes

Imagem: Canva

Moradores de Pontes e Lacerda voltaram a ser alvo de um golpe antigo, mas ainda muito comum na internet. Golpistas estão utilizando fotos de pessoas conhecidas da cidade, incluindo empresários e moradores comuns, para criar falsos perfis no WhatsApp e solicitar transferências em dinheiro.

Na tarde desta sábado (10), ao menos três pessoas tiveram suas imagens e nomes utilizados de forma criminosa. As vítimas só descobriram a fraude depois que contatos próximos receberam mensagens pedindo ajuda financeira, geralmente com urgência, se passando por elas.

Em um dos casos, uma mulher teve sua imagem usada no perfil de um número desconhecido. O golpista, se passando por ela, enviou uma mensagem de texto para a mãe da vítima, dizendo:

“Mãe, tô na estrada, não tô conseguindo falar com você, tô tentando ligar, mas não consigo. Tô precisando de ajuda…”

A intenção era induzir a destinatária ao erro e conseguir uma transferência bancária ou via Pix. O número utilizado para aplicar o golpe foi identificado como: (65) 9345-2211

COMO FUNCIONA O GOLPE

Os estelionatários utilizam uma foto retirada das redes sociais da vítima e cadastram em um número aleatório, geralmente com DDD de Mato Grosso. A partir daí, passam a entrar em contato com amigos e familiares da pessoa, alegando situações de emergência e pedindo dinheiro com urgência.

Muitas vezes, os golpistas bloqueiam o recebimento de chamadas para dificultar a verificação da identidade verdadeira.

ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO

A Polícia Civil orienta que, ao receber mensagens de conhecidos pedindo dinheiro, especialmente via WhatsApp, sempre confirme a veracidade da informação por ligação direta ou por outros meios de contato já salvos. Também é importante nunca realizar transferências sem uma confirmação clara da identidade.

Em caso de suspeita ou confirmação do golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência e informar os contatos afetados para que não caiam na armadilha.

FAÇA SUA PARTE

Denuncie perfis falsos
Avise amigos e familiares sobre golpes
Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp
Evite expor dados pessoais publicamente nas redes sociais

Receba as notícias mais relevantes de Vale do Araguaia e região direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

EM DESTAQUE

PUBLICIDADE

Leia Mais