Um adolescente de 16 anos foi apreendido pela equipe Raio do 12º Comando Regional da Polícia Militar na noite de quinta-feira (22), em Pontes e Lacerda (MT), por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.
A ação ocorreu por volta das 23h, durante patrulhamento da Operação Tolerância Zero às facções criminosas, após a guarnição receber denúncias de que o menor estaria comercializando entorpecentes em um conjunto de kitnets nas proximidades da Igreja São Pedro.
Segundo o boletim de ocorrência, populares abordaram os policiais e, com receio de retaliação por parte de facções, informaram que o adolescente — sem camisa, usando short azul e com tatuagens visíveis — estaria em frente às residências, carregando uma bolsa preta com drogas.
Ao chegar ao local, os policiais visualizaram um grupo de jovens na calçada e identificaram o suspeito com as mesmas características descritas. Ao notar a aproximação da equipe, o menor tentou fugir em direção a uma das kitnets, mas foi rapidamente abordado.
Durante a ação, ele jogou a bolsa ao chão, que foi recolhida e inspecionada. Dentro, os policiais encontraram dois invólucros de substância análoga à maconha (20 gramas), uma balança de precisão, a quantia de R$ 420 em dinheiro e um aparelho celular iPhone. O adolescente confessou ser membro de uma facção criminosa.
Diante da situação, o menor foi conduzido ao CISC de Pontes e Lacerda acompanhado por um irmão maior de idade. A apreensão foi feita sem lesões corporais, com uso de algemas, segundo a PM, para evitar tentativa de fuga e garantir a segurança da equipe.



