A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação “Bona Furtiva”, em repressão ao tráfico de drogas na região de fronteira de Pontes e Lacerda. Foram cumpridas quatro ordens judiciais, sendo um mandado de prisão e três de busca e apreensão, com apoio da Delegacia Regional.
A investigação foi conduzida pela Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira) e teve início após uma apreensão de 220 kg de maconha, no dia 1º de novembro de 2025, em Nova Marilândia, realizada pelo Gefron. Na ocasião, o condutor do caminhão foi preso em flagrante.
Durante o trajeto da droga, parte do carregamento foi subtraída por terceiros e localizada posteriormente em uma Toyota Hilux abandonada. A partir desse episódio, as investigações identificaram o responsável pela droga e pela contratação do transporte, residente em Pontes e Lacerda.

O principal alvo da operação, um homem de 43 anos com passagens por tráfico, foi localizado e preso nesta quinta-feira. De acordo com as investigações, a droga teria como destino uma cidade na divisa com o estado do Pará.
A delegada Bruna Laet, responsável pela investigação, representou pelas medidas cautelares, que foram deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias.

O nome da operação, Bona Furtiva (latim para “bem furtado”), faz referência à subtração de parte da carga durante o transporte.



