A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Dilema das Redes, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio Branco, Curvelândia e Cáceres. A ação teve como objetivo identificar pessoas que abasteciam páginas de internet com conteúdos ofensivos à honra de diversas vítimas no Estado. Uma das páginas investigadas é conhecida como “Curva Sincera”.
Os mandados foram expedidos pela Vara Única de Rio Branco e resultam de investigações que apuram a prática de crimes de injúria, difamação e stalking cometidos por meio de redes sociais.
Durante a operação, conduzida pela Delegacia de Polícia de Rio Branco, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e tablets utilizados por administradores de páginas na internet voltadas especificamente à divulgação de conteúdos ofensivos. As vítimas residem nos municípios de Salto do Céu, Lambari D’Oeste e Rio Branco.
As investigações apontaram que as páginas eram hospedadas em sites de relacionamento e tinham como finalidade atacar sistematicamente a honra das vítimas, provocando danos morais e psicológicos com exposições e difamações reiteradas no ambiente virtual.
O delegado Diego Toledo, responsável pela condução do inquérito, destacou que o anonimato na internet é apenas aparente. Segundo ele, há recursos técnicos suficientes para identificar os responsáveis por crimes virtuais e responsabilizá-los criminalmente.
A operação contou com apoio operacional da Delegacia de Polícia de Mirassol d’Oeste. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia técnica e deverá subsidiar a continuidade das investigações, com a responsabilização de todos os envolvidos.



