A Polícia Militar de Mato Grosso identificou o homem encontrado decapitado na madrugada deste sábado (1º) em Cáceres (MT). A vítima é Vinícius Henrique Tavares Macedo, de 19 anos, natural da cidade. O crime, segundo a PM, foi cometido com extrema violência e tem ligação com facções criminosas.
A identificação foi confirmada após continuidade das investigações, que relatou o encontro do corpo na Avenida São Luiz, no bairro Santa Cruz. Durante as diligências, equipes da Força Tática e do 6º Batalhão da Polícia Militar localizaram o documento de identidade e o celular da vítima em uma residência no bairro Jardim Aeroporto.
De acordo com o boletim, dois adolescentes e dois adultos confessaram participação direta no crime. Um dos suspeitos, identificado apenas como Vagner, de 38 anos, relatou à polícia que já havia pertencido à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e atualmente integrava o Comando Vermelho (CV-MT).
Segundo ele, recebeu ordens do CV para executar a vítima — também integrante do PCC — sob ameaça de morte caso recusasse.
“Vagner afirmou que conhecia Vinícius e o chamou até a residência sob o pretexto de consumir drogas. No momento em que a vítima acendeu um cigarro, foi atacada com golpes de faca e decapitada”, descreve o relatório policial.
O suspeito ainda revelou que os menores apreendidos e outro homem, participaram ativamente da execução. Um deles confessou ter desmaiado durante o crime, devido à brutalidade da cena.
As equipes da PM localizaram, posteriormente, a cabeça da vítima dentro de uma sacola plástica em uma via pública na Rua Barão de Mauá, também em Cáceres. O local foi isolado, e as equipes da Polícia Civil, Politec e Ministério Público acompanharam os trabalhos periciais.
Todos os suspeitos foram presos e encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, junto com os materiais apreendidos. A Polícia Civil segue investigando o caso para determinar o envolvimento de outros integrantes da facção.



