Na manhã desta sexta-feira (25.10), o delegado João Paulo Berté, da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, orientou comerciantes sobre um novo golpe que envolve falsas extorsões atribuídas a supostas facções criminosas. Segundo ele, empresários locais têm sido alvo de ligações onde são ameaçados para que façam pagamentos em troca de “proteção” de seus estabelecimentos. Berté, porém, esclarece que, em quase todos os casos, essas ameaças são fraudes conduzidas por golpistas de outros estados.
"Esses contatos normalmente são feitos por pessoas que nem sequer estão em Mato Grosso, mas sim em estados como Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro," explicou o delegado. Ele acrescenta que, ao investigarem a origem dos números, a polícia descobriu que as ligações foram feitas por indivíduos detidos em outros estados, utilizando informações obtidas nas redes sociais para enganar as vítimas.
Berté alerta que os empresários que cedem a essas ameaças e fazem pagamentos estão, inadvertidamente, financiando atividades criminosas e se tornando ainda mais vulneráveis a novas extorsões. "A partir do momento em que o comerciante realiza o pagamento, ele fortalece a atuação desses golpistas. Já tivemos casos de comerciantes que, após meses pagando valores elevados, vieram à polícia porque não suportavam mais as cobranças," explicou.
Em casos de ameaças ou tentativas de extorsão, o delegado reforça que a ação mais segura é procurar imediatamente a Polícia Civil. “Não fortalecer esses criminosos e não ceder à chantagem são as melhores posturas. Somente com uma resposta firme e preventiva poderemos proteger o setor empresarial de Pontes e Lacerda,” concluiu o delegado.
✅ Clique aqui para participar do nosso Canal no WhatsApp, e receba as notícias na palma da sua mão.
Mín. 22° Máx. 32°