O Tenente-Coronel Wesmensandro, comandante do 12º Comando Regional da Polícia Militar em Pontes e Lacerda (MT), reforçou neste sábado (3) que as operações contra motocicletas irregulares continuarão firmes na cidade. Segundo ele, o aumento de acidentes, muitas vezes provocados por condutores imprudentes, motivou a intensificação das ações.
De acordo com o comandante, a cidade chegou a registrar até oito acidentes de trânsito em um único dia. Apesar de ainda haver casos, o número de ocorrências tem diminuído nos últimos meses com o reforço na fiscalização.
“Zerar os acidentes é difícil, mas nossas ações são focadas em quem representa risco: quem anda com escapamento adulterado, em alta velocidade, sem responsabilidade com a vida dos outros”, afirmou.
O oficial destacou que motocicletas com escapamentos barulhentos causam desordem pública, pânico em áreas sensíveis como hospitais, além de estarem frequentemente ligadas a condutas perigosas no trânsito.
Segundo ele, os policiais estão preparados para lidar com possíveis tentativas de fuga durante abordagens. “Se houver fuga, vamos usar os meios necessários para evitar um acidente mais grave. A orientação é clara: o policial mandou parar, pare”, reforçou.
O comandante também deixou um recado direto aos motociclistas:
“Nossas ações são duras e vão continuar enquanto estivermos no comando — e com certeza os próximos também. O impacto negativo que essas irregularidades causam no município é grande. A gente orienta que as pessoas se regularizem, tirem sua habilitação, legalizem suas motos e transitem de forma decente.”
Wesmensandro ainda incentivou o uso adequado do motociclismo, como prática esportiva em locais apropriados:
“Quer brincar com moto? Tem pista de motocross, tem espaço pra enduro. Podemos até fortalecer isso. Mas na cidade, o trânsito é coisa séria, e queremos uma comunidade segura para todos.”
As ações de fiscalização têm sido conduzidas pela PM com apoio da Força Tática e da equipe RAIO, que já apreenderam 19 motocicletas irregulares nos últimos dias.



