O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (GEFRON) celebrou uma importante conquista em 2024, ao atingir a marca de 500 operadores de fronteira capacitados no Curso de Adaptação à Fronteira (C-AFRON). Desde a criação do curso em 2018, foram realizadas 20 edições, cada uma voltada ao combate de crimes específicos de fronteira e operações integradas.
O curso é dividido em dois módulos: o primeiro foca na busca veicular e identificação de fraudes veiculares, enquanto o segundo aborda técnicas de patrulhamento rural e confronto armado. A formação é oferecida, na maioria das vezes, de forma mista, envolvendo forças de segurança estaduais e federais, como Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Politec (PP), Bombeiros Militares (BM), e Marinha do Brasil (MB). As capacitações já alcançaram profissionais de Mato Grosso e de mais seis estados brasileiros.
Edições especiais do curso também foram realizadas, como a I CAPFLU PMPA, I COTE PJCMT, I COTE PJCRO, IV CPA PMMT e CFO PMMT. Nesta segunda-feira (14.10), teve início a 21ª edição do curso, direcionada ao IX COR ROTAM PMMT.
Com a conclusão da 20ª edição, 500 operadores de fronteira já receberam o brevê do operador, incluindo 23 mulheres, que completaram a capacitação com sucesso. O símbolo do brevê é o marco do Jauru, referência histórica da fronteira, estabelecido oficialmente pela portaria 107/2024 da Secretaria de Segurança Pública (SESP).
✅ Clique aqui para participar do nosso Canal no WhatsApp, e receba as notícias na palma da sua mão.
Mín. 22° Máx. 32°