O governo brasileiro enviou uma equipe de 62 bombeiros para ajudar no combate aos incêndios florestais na Bolívia, próximo à fronteira com o Brasil. A missão, composta por 37 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública e 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O principal objetivo é proteger a região da Serra do Amolar, no Pantanal boliviano, e prevenir que o fogo atinja o lado brasileiro.
Os incêndios aumentaram significativamente nos últimos meses. De janeiro a setembro, o Pantanal brasileiro registrou mais de 9.600 focos de incêndio, enquanto a Bolívia, em situação crítica, contabilizou 56,6 mil, o maior número em 13 anos. O governo boliviano solicitou ajuda internacional no dia 12 de agosto.
A equipe brasileira foi enviada à cidade de San Ignacio de Velasco, no Departamento de Santa Cruz, onde montará um comando conjunto com autoridades bolivianas. A missão inclui sobrevoos e uso de satélites para identificar os pontos de incêndio na fronteira entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A operação também conta com a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama e ICMBio. Além de conter o avanço das chamas, a missão visa proteger as populações tradicionais que vivem na região fronteiriça.
Os bombeiros brasileiros deverão permanecer na Bolívia até o dia 17 deste mês, conforme previsto no Diário Oficial da União (DOU).
✅ Clique aqui para participar do nosso Canal no WhatsApp, e receba as notícias na palma da sua mão.
Mín. 25° Máx. 39°