Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (04.10), o delegado de Polícia Civil, João Paulo Berté, explicou as operações que serão realizadas no próximo domingo (06.10), dia de votação, em Pontes e Lacerda. A Polícia Civil estará ativamente envolvida em ações preventivas e na investigação de possíveis crimes eleitorais.
Atividade cartorária e policiamento ostensivo
O delegado destacou que a Polícia Civil ficará responsável pela atividade cartorária no caso de eleitores ou candidatos serem conduzidos por infringir a lei eleitoral. Além disso, a instituição reforçará o policiamento ostensivo com o objetivo de evitar infrações durante o período eleitoral. Um dos focos será a prevenção ao "derrame" de santinhos durante a madrugada, bem como a realização de policiamento discreto nas proximidades dos locais de votação para coibir práticas como a "boca de urna".
Canais de denúncia
João Paulo Berté enfatizou que a população tem à disposição diversos canais para denunciar possíveis crimes eleitorais, como a compra de votos. As denúncias podem ser feitas através dos números de emergência 190 e 197, ou pelo WhatsApp da delegacia de Pontes e Lacerda. O delegado fez um apelo para que os denunciantes forneçam o máximo de detalhes nas suas denúncias, evitando informações vagas, o que pode comprometer a eficiência da investigação.
Detenções e planejamento na delegacia
Para eventuais detenções, o local de encaminhamento será a própria delegacia de Pontes e Lacerda. O delegado garantiu que há um espaço adequado para abrigar os conduzidos, e que aqueles envolvidos em crimes eleitorais, como "boca de urna", podem permanecer detidos até o encerramento do pleito. Berté também ressaltou a expectativa de que as eleições transcorram de maneira tranquila, sem a necessidade de muitas detenções.
Com essas medidas, a Polícia Civil reforça seu compromisso em garantir a lisura do processo eleitoral e coibir qualquer prática que venha a comprometer a integridade das eleições municipais de 2024.
✅ Clique aqui para participar do nosso Canal no WhatsApp, e receba as notícias na palma da sua mão.
Mín. 22° Máx. 32°